-->

17/01/2015

10 Artistas negros que você não conhece


Uma amiga minha uma vez sugeriu que eu falasse sobre negritude por aqui e isso me fez perceber que eu não deveria deixar algo tão importante passar em branco em um blog cuja principal função é falar sobre as coisas que eu gosto. Acabei fundindo as duas coisas (blog + negritude) para que saísse algo que encaixasse aqui e o resultado foi esse, um post sobre 10 artistas negros que você provavelmente não conhece, pra sair do trio Beyoncé, Rihanna e Nicki Minaj. Nossa cultura é muito roubada e apagada pela mídia racista, então irei divulgar para vocês o trabalho desses maravilhosos artistas e grupos. Confira:

Childish Gambino
Donald McKinley Glover mais conhecido pelo seu nome artístico Childish Gambino é dono de duas indicações ao Grammy 2015 e também é famoso pelo seu trabalho como ator, escritor, humorísta, e produtor, além de ser um ótimo rapper, multitalentoso não? Suas músicas também são melódicas, o que é difícil de se ver num rapper. Seu segundo álbum de estúdio Because The Internet foi bem aclamado pelas críticas, e na minha opinião, é um dos melhores álbuns de rap lançados ultimamente. Indico: Heartbeat, 3005, Sweatpants.

Pearls Negras
Ok, esqueça todos os rappers que você conhece, essas garotas vão tirar eles da sua mente facinho! Rap nacional com uma pitada de funk, letras muito bem escritas e roupas super estilosas definem as Pearls Negras. O grupo foi formado no Rio de Janeiro por Alice Coelho, de 17 anos, Mariana Feitosa e Jennifer Loiola, ambas de 16 vem e crescendo cada vez mais no Brasil e internacionalmente (as garotas já fizeram até show no reino unido!) e tem um álbum chamado Biggie Apple. Você vai se viciar nessas moças guerreiras (como dizem na música) e empoderadas. Ainda não ouvi o álbum nem mixtape delas, mas estou ansioso para isso. Indico: Pensando em você, guerreira, make it last.

Angel Haze
Raeen Roes Wilson, mais conhecida pelo pseudônimo Angel Haze é uma rapper americana de 22 anos. Segundo ela, durante sua infância e uma parte da adolescência fez com sua família parte de uma religião que não a permitia ouvir música, por isso só foi apresentada ao rap com 16 anos. Ela é assumidamente pansexual e atualmente namora a modelo Ireland Baldwin, viva a representação lgbt no mundo do rap! O seu flow é muito bom, como se ela tivesse nascido pra fazer rap e suas batidas são hip-hop com uma pegada eletrônica. Indico: Werkin' Girls, Echelon, Battle Cry.

Moko
Essa novata já chegou mostrando todo seu talento e sua grande potência vocal no single Your Love, conquistando uma grande porção de fãs. Diane Nadia Adu-Gyamfi, mais conhecida como Moko, é uma cantora de Soul que tem uma condição neurológica chamada cromestesia que a faz enxergar cores dependendo do som que ouvir. Moko ficou famosa depois de ter participado da música "Count on Me" do artista Chase & Status, atualmente lançou 2 EPs: Black (2013) e Gold (2014) mas já está preparando seu debut álbum! Indico: Your Love, Freeze, Summon the Strength.

Dominique Young Unique
Com seu visual extravagante e batidas eletrônicas, Dominique Lashawn Clark mais conhecida pelo seu nome artístico Dominique Young Unique, que também é modelo, vem conquistando o público. Tem um contrato com a Sony Records e já lançou 2 EPs e 3 mixtapes. Recentemente lançou seu lead single "Throw It Down" (vídeo acima), e é famosa pela sua participação na música "Earthquake" que é uma colaboração dos produtores Fresh e Diplo com ela. Indico: Throw It Down, Earthquake.

Theophilus London
Produzido pelo Kanye West, Theophilus London é um rapper trinidadiano de 27 anos. Theophilus já tem dois álbuns e seu estilo musical consiste de uma mistura de hip-hop alternativo e R&B, mas segundo críticos, Theophilus é bem eclético e reúne uma grande quantia de gêneros em suas músicas, assim fica mais fácil de gostar não é? O cantor citou como algumas de suas referências Michael Jackson, Prince, Kraftwerk e The Smiths. Indico: Big Spender, Can't Stop, Tribe.

MNEK
Uzo Emenike, profissionalmente conhecido como MNEK (abreviação de seu nome) é cantor de música pop e R&B indicado ao Grammy britânico, além de ser também escritor e produtor e ter feito músicas para diversos artistas incluindo Duke Dumont, Little Mix (ele que produziu Wings!) e trabalhou com Madonna e Moko (citada aqui na lista) em seus respectivos novos álbuns. MNEK ainda não lançou seu debut álbum, mas já temos músicas suficientes para ouvir! Indico: Every Little Word, The Rhythm, Wrote a Song About You.

Cakes da Killa
Rashard Bradshaw é um rapper bastante ousado com um visual andrógino e atende pelo nome artístico de Cakes da Killa. Começou a cantar durante o ensino médio por diversão e é mais uma representação LGBT no mundo do rap, Rashard é bem diferente dos rappers que você costuma ver, o que é bom pois ele tem seu próprio estilo e suas próprias músicas, que misturam hip-hop com uma pegada dance e EDM. Indico: Goodie Goodies, Get Right (Get Wet), Just Desserts.

Santigold
Santi White, mais conhecida pelo nome artístico Santigold é uma cantora e produtora americana vários gêneros musicais incluindo música eletrônica, hip-hop/rap alternativo, new wave, reggae fusion e outros. Sua voz é mezzo-soprano e ela toca guitarra, bateria e teclado, essa sim é multi-talentosa não? Além disso, seus dois álbuns Santogold e Master of My Make-Believe tiveram uma ótima recepção dos críticos, Santigold é uma grande artista para todos os gostos. Indico: Hell, Disparate Youth, Hold the Line.

Kilo Kish
Lakisha Kimberly Robinson é uma cantora americana que também trabalha como pintora, designer têxtil, modelo e atriz. Só eu que babei no cabelo dela? Muito lindo. Ela já trabalhou com artistas como Childish Gambino The Internet. Além de cantora, é formada em design têxtil e também já trabalhou como modelo para algumas marcas de roupa. Lakisha canta hip-hop alternativo com uma vibe psicodélica e é uma artista experimental. Indico: Navy, Locket e Melt.

BÔNUS: Asa
É gente, eu sei que a lista é de 10 artistas, mas não pude deixar de incluir essa diva. Bukola Elemide, mais conhecida pelo seu nome artístio Asa (pronuncia-se Asha) que significa "gavião" em iorubá. Essa cantora de Soul e Jazz viveu grande parte da sua vida na Nigéria mas passou por momentos frustrantes pois ela era rejeitada pelos corais e sua faculdade estava em greve, mas depois de se apresentar em shows de talento e aprender a tocar violão sua vida começou a mudar. Anos depois foi para Paris, onde realmente começou sua vida artística e marca 4 álbuns atualmente, tendo um deles vendido 400,000 cópias mundo à fora. Indico: The Way I Feel, Why Can't We, Fire On The Mountain.


Por incrível que pareça, o post não acabou ainda. Já que vimos apenas um grupo brasileiro na lista, gostaria de apresentar à vocês Quesia Luz e Ludmillah Anjos, ex-participantes da edição brasileira do reality show The Voice. Ambas já cresceram musicalmente desde suas participações no programa, lançaram álbum, musicas novas tanto composições próprias como covers, já fizeram vários shows e até cantaram com grandes nomes da música brasileira! Ludmillah gravou uma música com Ivete Sangalo e Quesia com Carlinhos Brown. Vale muito a pena checar o talento dessas duas moças! Confira:
Quesia Luz

Ludmillah Anjos

Outros artistas negros que não entraram na lista mas merecem ser citados: Ledisi, Tunde Olanian, LE1F, Aluna George (a vocalista é negra), Blood Orange, Shamir.

Eaí, o que acharam do post? Espero que tenham gostado dele e dos artistas que apresentei, porque deu um trabalhão fazê-lo, mas valeu a pena pois fico muito feliz em divulgar o trabalho desses ótimos artistas que, infelizmente, não tem o reconhecimento que merecem. Eu sei, não houve representação brasileira o suficiente, mas foi difícil encontrar artistas negros brasileiros que fossem pouco conhecidos, mas para compensar, o próximo post do tema negritude irá falar sobre cantoras negras brasileiras. Quais desses você já conhecia? Qual você mais gostou? 

Post escrito com a ajuda do Rodrigo Ferreira da página Mais Uma Página Sobre Música, chequem a página dele! Também agradeço a ajuda do pessoal do grupo witch house twerk team brasil por indicar alguns artistas.

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que já ouvi essa música dessas Pearls Negras. Gostei! Nem parece que são do RJ, porque o clipe foi bem produzido. Gostei! Não foi aquele lixo com cenas podres, a imagem ficou boa. Gostei da Angel Haze, e pelo o que você contou parece que ela foi "liberada" pro mundo agora, haha! Arrasou! Gostei das indicações ;)

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pearls Negras são ótimas, to viciadinho nelas. Sim, a Angel Haze foi liberada para o mundo a pouco tempo, tadinha

      Excluir
  3. Muito bom o post, blog sensacional também! Fala sobre lendas urbanas japonesas, são bem interessantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e pela sugestão, é uma boa ideia de post! :)

      Excluir
  4. Apesar de não ser o estilo que ouço, gosto muito de ver artistas negros mostrando seu lugar na música, principalmente quando se trata do rap, que é um estilo que gosto bastante.

    Curti a Angel Haze. Pretendo conhecê-la com mais profundidade.
    É isso, parabéns pelo blog.

    Beijos!

    madessy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel Haze é ótima, só que alguns vídeos dela são pesados... Mas eu gosto dela :) beijos, e parabéns pelo seu também.

      Excluir
  5. Ooi,
    Ótimo post, adorei as indicações. Não conhecia a maioria desses artistas, e digo que eles merecem bastante conhecimento. Gostei da Angel Haze e da Dominique. Esse estilo, ultimamente, está me conquistando bastante!
    ~Seguindo o blog~
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecem sim! Fico feliz que tenha gostado, segui de volta.

      Excluir
  6. Cara eu amo a Angel Haze! Como tu disse, ela tem um ótimo flow, me lembra muito aquele rap das antigas, com mais poesia (rap é poesia sim, por que não? hehe) e menos firula :)

    Kilo Kish também é um amorzinho, outra que faz uma música com pegada das antigas hahaha.

    Aproveito pra dizer que eu amei o estilo psicodélico do teu layout, hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo gostando da Angel Haze USHAUHSUA sim ela tem um flow bom como os rappers antigões, me lembra muito o da Lil' Kim. Rap é poesia sim, uma poesia infelizmente pouco apreciada. Kilo Kish é muito fofa <3 obrigado! Abraços

      Excluir
  7. Amei a publicação mas eu conheço Moko e Angel Haze sim =D adoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel Haze bem popular pelo que eu vi haha que bom que gostou

      Excluir
  8. Eu realmente não conhecia nenhum, que loucura. Amo a beleza negra e essas mulheres <3

    heythay.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter divulgado elas par alguém que não conhecia

      Excluir
  9. Que layout lindo *o*
    Não conhecia esses artistas, achei bem bacana, gostei das músicas Asa e da Dominique. Os homens negros tem um espaço bem grande na mídia. Já as mulheres nem tanto. E cada vez mais os artistas negros estão ficando mais conhecidos na mídia, tanto nacional e internacional! k
    Beijos♥

    http://diadezdejulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Homens negros tem um espaço maior na música do que as mulheres, isso é bem verdade! Mas ambos estão ficando bem populares sim, como ce disse

      Excluir
  10. Voltei de viagem e vi seu comentário lá em meu blog, vim correndo ti conhecer. Nossa quanta personalidade e estilo em uma página gente, adoro isso, bate aqui colega! Na moral você me apresentou muita coisa em... o negro e a música são quase sinônimos no meu ponto de vista. Sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ler isso, de verdade. O negro e a música são muito próximos, pena que sempre são apagados em seus próprios cenários.

      Excluir

Mensagens rudes serão deletadas, obrigado pela compreensão.

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal